festejos farroupilhas

Em ano de pandemia, Chama Crioula é acesa em Santa Maria

18.303

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A cerimônia que marca o início dos Festejos Farroupilhas, a geração da Chama Crioula foi realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da 13ª Região Tradicionalista (RT), na Avenida Itaimbé, no centro de Santa Maria. Ao contrário de outros anos, quando grupos de cavalarianos de entidades regionais marcavam presença, o ato simbólico foi restrito a integrantes da diretoria da 13ª RT.  

Em Santa Maria, governador tratará da reforma tributária

Este ano, a cerimônia seria na capela de Cerro da Ermida, em São Pedro do Sul, construída em 1686, local que remete à história do início dos Sete Povos das Missões. Sem aprovação do comitê municipal para o evento, a geração da chama acabou sendo realizada em Santa Maria. O 1ª Peão Farroupilha da 13ª RT, Jhonatan Antônio Cassol, a 1ª Prenda da 13ª RT, Juliane Cardoso Rigão, e Lucas Pilla, representante da homenageada local, Vanessa Pilla Nascimento, geraram a chama. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Instagram da 13ª RT.

- É diferente o número de pessoas, mas a sensação é de orgulho, de manter acesa a tradição da chama, que independente de uma, duas ou mil pessoas, a gente tem o mesmo pensamento e leva a mesma chama acesa das nossas tradições - reflete o coordenador da 13ª RT Paulo Roberto Simon.

Central do Brasil e mais 36 opções para curtir a terça-feira

De acordo com Simon, a partir de agora, as entidades poderão agendar a retirada da centelha da chama na sede da instituição até o dia 13 de setembro, início da Semana Farroupilha. A retirada teve a autorização do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 e da Inspetoria Veterinária do Estado, com uma série de regras com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (13ª RT)
Na foto (esq.p/ dir.) o representante da homenageada local Lucas Pilla, o capataz campeiro da 13ª RT Paulo Osmar, o coordenador da 13ª RT Paulo Simon, a 1ª Prenda da 13ª RT Juliane Cardoso Rigão e o 1º Peão da 13ª RT Jhonatan Antônio Cassol

OS CTGs, piquetes, departamentos tradicionalistas, entre outros, que quiserem buscar a centelha a cavalo, poderão levar até no máximo 15 cavalos e apresentar os exames dos animais a um veterinário que fará a fiscalização. Só um cavalo poderá entrar no pátio da sede. A diretoria também aconselhou o limite de no máximo cinco pessoas, das quais apenas uma recolherá a chama, além do uso de máscara e álcool em gel. Cada entidade terá cerca de uma hora para o rito, para evitar aglomeração.

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em outubro

PROGRAMAÇÃO
A 13ª Região Tradicionalista conta, atualmente, com 80 entidades filiadas, 39 delas só em Santa Maria. A maioria das entidades do município já agendou a retirada da chama. As agremiações também têm até esta terça-feira para encaminhar a proposta da programação para a Semana Farroupilha ao Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Conforme o coordenador da 13ª RT, ainda não há confirmação de quantas enviaram a programação e nem quantas tiveram seus pedidos aprovados.

Segundo Simon, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as entidades estão mobilizadas para a realização de eventos virtuais ou almoços e jantares com retirada nos locais, tudo para manter as tradições vivas:

- As entidades estão envolvidas, mas estão preocupadas com os cuidados para evitar a propagação do vírus. O departamento cultural, de prendas e artístico da região estão trabalhando com as entidades para promover eventos pela internet, como concurso de trova individual e circuito artístico individual nos próximos dias. O mais importante é a gente se cuidar para o ano que vem estar todo mundo aí junto, tocando o nosso movimento - destaca o coordenador.

Convenções partidárias se intensificam nesta semana

FESTEJOS FARROUPILHAS 2020

  • Tema - Gaúchos sem fronteiras
  • Patronesse - Alessandra Carvalho da Motta
  • Destaque Local - 50 anos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) da Brigada Militar
  • Homenageada Local - Vanessa Pilla Nascimento

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA FARROUPILHA DA 13ªRT

8 de setembro

  • A partir desta data, as entidades tradicionalistas poderão retirar a Chama Crioula, mediante agendamento prévio, respeitando as normas vigentes de prevenção e distanciamento social

De 13 a 20 de setembro

  • Cada entidade tradicionalista ficará responsável por sua programação

13 de setembro

  • 2º Rodeio Farroupilha da Estância do Minuano. Evento não terá público

20 de setembro

  • Encerramento dos Festejos Farroupilhas e Extinção da Chama Crioula. A solenidade será restrita, respeitando os protocolos da prefeitura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito na Rua Ângelo Uglione segue em meia pista no Centro

Próximo

VÍDEO: construtores estão atentos no presente e no futuro da cidade

Geral